Festa "O Pirata Pata de Lata"

        Querem saber um segredo? Não é que descobrimos que a maioria das crianças gostava de, pelo menos uma vez na vida, ser um PIRATA!? Ter um baú cheio de roupas, chapéus e acessórios e poder experimentar todo esse guarda-roupa e imaginar como seria ser um pirata dos grandes mares.  Ir para dentro de caixas de cartão fazendo de conta que estão a navegar em pleno oceano nos seus rápidos navios com grandes velas enfunadas pelo vento. Pois é verdade!  Fruto do que ouvem e vêem, este desejo vai passando de geração em geração.
Os mais pequeno conseguem dar asas à fértil imaginação e tornar tudo o que os rodeia em
magia e diversão. Brincar ajuda sem dúvida no crescimento saudável das crianças, é algo natural que promove o desenvolvimento físico, mental e social.
O anfitrião desta festa completou 6 anos, idade em que se deseja ser criança para sempre e em que a brincadeira espontânea está presente.  Ser um verdadeiro pirata é uma aspiração recorrente quando se é criança e, tudo o que encontra, é pretexto para com os seus amigos recriarem as aventuras desses terrores do mar. Desta forma, a Little Things quis conceber um espaço de festa alusivo à brincadeira, pensando em aproveitar os recursos que a própria natureza pode oferecer. A festa realizou-se no Parque da Paz, em Almada, um espaço verde, amplo, perfeito para que todos pudessem disfrutar da melhor forma: um local aprazível e propício a uma verdadeira exploração. Para isso, a combinação perfeita seria reunir a melhor história e os meios necessários para proporcionar a todos um dia que gostassem de preservar na memória.
Assim foi, a Little Things embarcou numa intrépida pesquisa e, após algumas recolhas, chegou ao livro “O Pirata Pata de Lata”, da  editora Kalandraka. É uma história que se enquadra na perfeição no perfil do nosso aniversariante. Um livro que mostra o desejo que este pirata tem por aventuras e por encontrar um adversário à altura das boas lutas de outrora. Trata-se de um conto divertido com versos rimados e com ilustrações que nos transportam para um mundo mítico.
Criámos um ambiente narrativo alusivo à história. A mesa principal continha pipocas, suspiros, cupcakes, popcakes, batatas fritas, gomas,  bolachas... tudo o que qualquer criança e/ou pirata adoram! Para esta festa, apostámos em alguns tons vibrantes, como o vermelho e preto que são tão caraterísticos nos piratas, bem como doces personalizados e alguns detalhes que já nos caracterizam - toppers, marcadores de mesa, confetis ... que permitem reforçar a  temática proposta pelo livro selecionado.
O espaço para a realização do Photo-booth não foi esquecido pois iria proporcionar fotos muito divertidas. Adultos e crianças tinham a possibilidade de se mascarar com diversos acessórios próprios de piratas e só esse momento permitiu arrancar gargalhadas ainda antes mesmo de fazer as fotos para a posteridade.
Uma outra área que ganhou bastantes adeptos foi a dos jogos tradicionais. Aproveitando algum material reciclado, dando uso às latas e fazendo jus ao nome da história escolhida “O Pirata Pata de Lata”, produzimos um jogo de bowling. Ao lado deste espaço de diversão, para quem estivesse à espera da sua vez para jogar, tínhamos também um baú com papéis em forma de etiquetas para que os presentes pudessem deixar uma mensagem simpática de felicitação ao aniversariante.
 Para concluir, as lembranças que o anfitrião escolheu para oferecer aos convidados foram pequenas caixas com um tesouro bem docinho.
 Os espaços foram organizados de forma a que todos pudessem ter o melhor usufruto deste par de horas ao ar livre. A oportunidade de conviver, explorar, descobrir a brincar e que tem um especial significado quando é partilhado com quem mais gostamos.




Comentários